Entrevista Dr. Rubens Covello
“A cadeia de saúde torna-se mais segura com fornecedores certificados”, diz Rubens Covello, CEO do IQG.

Os programas de certificação provocam um grande e benéfico impacto na cadeia de saúde. Afinal, compõem um ciclo virtuoso que contribui para aprimorar a qualidade e a segurança do complexo setor.

São planos voluntários e independentes a que empresas, instituições e serviços de saúde se propõem com a finalidade de adotarem as mais modernas ferramentas de gestão em prol da melhoria contínua de seus processos.

A Américas 3K conquistou diversas certificações. O desinfetante do HyperDryMist®, que é usado em mais de 20 países, conta com selos de aprovação da comunidade europeia (CE), da associação governamental francesa de padronização (AFNOR) e os famosos ISO 9001 e 13485.

No Brasil, a Américas 3K se orgulha, particularmente, de ter sido contemplada com a Certificação por Distribuição de Fornecedores de Produtos para a Saúde. É um modelo de avaliação criado há pouco mais de um ano pelo IQG, a maior acreditadora da América Latina.

A conquista do selo Diamante indica o grau máximo de qualidade, atribuído apenas a empresas que atingem a excelência em processos que monitoram resultados e utilizam as melhores evidências científicas.

Conversamos com Rubens Covello, médico e CEO do IQG, sobre boas práticas atestadas em programas de certificação.

Qual a relevância de trabalhar com um fornecedor certificado?

Representa trabalhar com segurança e entender que a empresa gerencia riscos. Não somente os dela, mas de todos aqueles para quem fornece serviços. Além disso, é muito mais seguro para uma instituição de saúde.

Na Europa e no Canadá, por exemplo, as instituições de saúde procuram sempre empresas certificadas para estarem dentro de suas instituições, pois toda a cadeia de processos e protocolos fica mais estruturada e segura.

O que significa, para o mercado, obter a excelência na Certificação por Distribuição de Fornecedores de
Produtos para a Saúde?

A partir do momento em que uma instituição ou empresa valida seus processos de qualidade e segurança por uma terceira “parte”, ela mostra ao mercado que atende a altos padrões de segurança.
Consequentemente, aumenta a sua visibilidade e credibilidade.

A Certificação de Excelência de Fornecedor da Américas 3K não é a conquista somente de um certificado, mas uma ferramenta de melhoria contínua para agregar valores.

A Américas 3K foi a primeira empresa – e única, até agora – a obter a certificação de excelência de fornecedor em saúde do IQG. Como isso reflete no paciente?

Para que o paciente seja bem atendido, a entrada do produto de saúde deve ser segura e para isso é
necessário ter uma empresa que saiba armazenar, estocar, comprar e que conheça a tecnologia. A Américas 3K procura trazer melhor segurança na cadeia da área de saúde e do paciente.

A certificação de excelência de fornecedor é uma nova avaliação do IQG. Como surgiu?

Essa certificação surgiu por um enfoque técnico do IQG e Qmentum, que avaliam as instituições de saúde como um todo. Dentro desse desenho foram identificados alguns locais onde o risco é maior. Na
interseção entre o serviço terceiro e o hospitalar, é necessário haver uma ferramenta de padronização.

Quando ocorre essa padronização e a instituição evidencia todos os padrões atendidos, aí sim acontece a certificação.

A Américas 3K é o primeiro serviço com certificado de excelência nesse escopo. Ela abriu esse mercado.

Como decorreu a avaliação dos processos da Américas 3K pelo IQG?

O manual de certificação tem uma série de padrões obrigatórios que a América 3K aplicou para ser acreditada.

Foram seis meses de trabalho analisando os processos de segurança, gestão de pessoas, resultados financeiros e rentabilidade na Américas 3K. Durante esse tempo, a empresa validou, praticou e experimentou os padrões.

A validade da certificação é de dois anos e tem uma manutenção a cada seis meses, pois o processo de
melhoria não para – ele é contínuo.

Para obter a certificação, a empresa comprovou que todos os profissionais da Américas 3K estão envolvidos no processo de aprimoramento; desde a alta administração até os colaboradores de fábrica. Se não houver um grupo inteiramente comprometido, torna-se muito difícil conseguir a certificação. Ou seja, o processo de certificação se inicia pela alta administração, que “compra a ideia”, e precisa se desdobrar a todos. Por isso, ele foca fortemente na questão da democratização das informações.

Acesse as outras sessões do nosso site e saiba mais sobre o HyperDryMist®, a inovadora tecnologia de
desinfecção da Américas 3K.

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