Gestão de Leitos: Saiba quais são as estratégias utilizadas nos Hospitais

Quando pensamos no ambiente hospitalar, vêm diversas dúvidas e questionamentos sobre como realmente funcionam os processos internos. Fazer tudo acontecer não é uma tarefa fácil. São inúmeros processos e cada um com a sua importância. Hoje falaremos especificamente do Gerenciamento de Leito, processo que envolve desde o início da internação do paciente até a entrega do leito para o próximo.

Estamos presentes nos principais hospitais do Brasil e o que podemos perceber é que o gerenciamento de leitos é um processo que, apesar de ser padrão em todos os hospitais, as estratégias são bastante particulares. O processo como cada um conduz desde a atenção aos pacientes até o processo de higienização torna-se um fator fundamental para a competitividade dos hospitais.

Outro ponto importante que os hospitais devem levar em consideração é a lucratividade, que é determinante para a sobrevivência em um mercado tão concorrido. Quanto maior for o giro de leito, mais pacientes serão atendidos com a mesma quantidade de recursos. Além disso, mais cirurgias serão feitas e, consequentemente, maior lucratividade para o Hospital.

Uma estratégia que todos os hospitais almejam é a diminuição do tempo de giro de leito. É um desafio colocá-la em prática, pois há diversos fatores envolvidos como: equipes, processos, gestão, permanência do paciente. Por isso, é importante que hospitais adotem métodos para conseguir otimizar essa etapa, por exemplo: realizar a medição do tempo do processo de giro de leito, realizar a limpeza terminal, estipular os tempos máximos para cada departamento, evitar que o leito fique ocioso, realizar auditoria e buscar por novas soluções e tecnologias, assim como a Américas 3K oferece, uma alta tecnologia que auxilia no processo de desinfecção.

Desinfecção eficiente

O HyperDryMist vem para complementar a limpeza terminal, realizando a desinfecção do leito e otimizando a limpeza manual. A tecnologia traz dados para o gestor, aumenta a produtividade da equipe além de, ajudar no controle de infecções. O propósito é entregar resultados assistenciais de qualidade com controle de desperdício e melhoria.

Porém, todos esses métodos devem estar bem alinhados com a equipe para realmente funcionar, sendo esta uma cultura que deve ser adotada, necessitando assim, de um processo adaptativo dos colaboradores com a tecnologia e os novos guidelines de desinfecção.

Tudo isso com um só objetivo: qualidade, ela deve prevalecer. A gestão hospitalar se torna mais eficaz e o foco dos cuidados de saúde refletem nos pacientes. Sabemos o quanto os setores envolvidos no gerenciamento de leito são agitados e têm uma alta demanda, mas utilizando desses métodos e estratégias percebemos que os hospitais conseguem atingir grandes resultados e no final entregam um serviço de qualidade.

Gostou de saber sobre as estratégias e métodos utilizados nos hospitais? Acompanhe nosso blog.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu