Entendendo as diferenças entre limpeza, desinfecção e higienização.

Com certeza você já deve ter ouvido falar em limpeza, desinfecção e higienização, mas com o emprego tão indiscriminado dessas palavras, será que é tudo a mesma coisa ou há diferenças?

 

Não é difícil lermos artigos na Internet, que trazem o emprego desses conceitos de maneira equivocada, então para que não haja o risco de você cometer alguma gafe ao conversar sobre o assunto, bora clarear essas definições.

Limpeza é o processo de remoção da sujeira visível a olho nu por meio do emprego de ação mecânica, isto é, por uso de muque, força que exercemos usando esponja, pano, vassoura, escova, entre outros utensílios destinados para esta finalidade ou por meio de equipamentos automatizados que ajudam na remoção da sujeira.

A desinfecção tem por objetivo destruir microrganismos (bactérias, vírus, fungos) das superfícies inanimadas utilizando uma solução desinfetante, de forma a garantir um ambiente mais seguro. No mercado há diversas opções de compra de soluções desinfetantes, que variam entre os de uso doméstico e profissional.

Álcool etílico, cloro ativo (água sanitária), quaternário de amônio, peróxido de hidrogênio, são exemplos de princípios ativos comumente presentes em soluções desinfetantes que possuem ação microbiocida. Contudo para que a destruição dos microrganismos seja eficaz é muito importante que o usuário leia as instruções de uso do fabricante e atente-se ao tempo de contato necessário da solução com a superfície para garantir a eficácia da eliminação desses agentes que podem ou não causar doenças em seres humanos e animais.

Uma outra dica bastante importante! Compre apenas produtos industrializados que passaram por testes de eficácia laboratoriais e atendem as normas e exigências da ANVISA.

Espero que até aqui tenha conseguido clarear os conceitos de limpeza e desinfecção, e se você entendeu esse conceitos, logo ficará fácil entender o conceito de higienização, pois o conceito remete a junção da limpeza e desinfecção em uma única etapa, isto é, você remove a sujeira, ao mesmo tempo que também elimina vírus e bactérias. Um exemplo fácil para você lembrar deste conceito, é a higiene das mãos!

Muitos microrganismos como: o Novo Coronavírus, H1N1, superbactérias como as klebsiellas pneumoniaes, Escherichia coli, Staphylococcus aureus, Salmonella choleraesuis, candida spp. , micobactérias causadoras de tuberculose, podem ser encontradas tanto na comunidade como no ambiente intra-hospitalar, por isso cuidar da higiene no ambiente é imprescindível para evitar o risco de infecções.

Preocupada com a resistência microbiana, e com a segurança e qualidade do ambiente hospitalar, a A3K trouxe para o Brasil a tecnologia no-touch HyperDryMist, que garante a desinfecção de alto nível, padronizada e uniformizada de qualquer tipo de ambiente em poucos minutos, garantindo a eliminação de qualquer tipo de microrganismo como: vírus Ebola, Bactérias multirresistentes a antibióticos, fungos causadores aspergilose, bem como outras doenças respiratórias, Clostridium difficile em forma esporulada, Candida auris, entre tantos outros. O HDM proporciona a segurança, o rigor e a qualidade das desinfecções realizadas em hospitais, em qualquer lugar, como: carros de passeio, transportes públicos, navios, aviões, hotéis, restaurantes, escolas, shoppings, laboratórios, táxis, teatro, cinema, entre tantos outros.

Se você quiser saber mais sobre este assunto, ou possua alguma sugestão de tema para o nosso blog, escreva pra gente! info@am3k.com.br. Um abraço e até o próximo post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu